terça-feira, 18 de novembro de 2008

Porto de Alcantara


Dizem os entendidos no prós e contras que o porto de contentores terá de aumentar, que só aguenta até 2015, 2020 vá.. Dizem que é necessário e que, havendo sempre o risco inerente a qualquer lide de mercado, o investimento seria recompensado sem grandes duvídas mas que cerca de 2/3 do mesmo seria de fundos privados e o resto publico.. e se o contracto é celebrado entre estado e entidades privados e o custo é grande demais para apenas uma das partes, parece justo que os custos sejam partilhados, porque repare-se que os lucros do porto não seriam apenas privados, mas as mais valias geradas para o país seriam grandes..
Dizem eles....
Assim de repente, alguem se lembra de sines, cujo cais está actualmente a ser ampliado e que seria provavelmente capaz de receber os contentores excedentes.. ?
Será que Alcantara, com o potencial que tem, estará a ter a melhor utilizaçao com o empilhamento de contentores lá? O inter modal lá realmente parece-me lógico, mas a que custos para a população? Para o panorama urbano e histórico de alcantara? Para o ambiente (sempre o ambiente) que afinal já tem por lá uma ETAR? Mais, sendo o vale de alcantara um sitio de passagem de águas de escorrência (lembrar o caneiro, que ajuda a escoar 1/3 das águas de Lisboa e começa na Amadora), será prudente deixar à saida das águas os ditos contentores e respectivos residuos? E a passagem por lá de milhares de contentores terá que custos do ponto de vista do transito? Não é precisamente ali que se abrem buracos nada pequenos em plena estrada?
E a nível do turismo, quais serão os prejuizos ou beneficios deste empreendimento?
A população de lá, que acha do assunto? Curiosamente, nunca ouvi a opinião deles.. Quer-me parecer que eles gostariam mais de ver o problema dos buracos na estrada resolvido, o problema dos transportes resolvido, do transito, dos prédios devolutos, os inumeros problemas sociais da região..
A abordagem holistica aqui seria necessária, alargada ainda a aspectos não apenas de engenharia e ambiente, mas tambem a aspectos sociais, economicos e de estéticos..
Acredito que seja ou venha a ser uma obra essencial, nestes ou noutros moldes.. Mas todo o assunto cheira-me a criação de emprego instantaneo para as proximas eleiçoes.. O PS deve estar mesmo assustado (culpa dos ministros que tem?)..
Repare-se, em jeito de remate... Históricamente, a industria tem saido dos centros urbanos para locais mais suburbanos vá.. por alguma razão tal tem acontecido..

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora se era bom ouvir a opinião dos moradores, aqui vai ela que eu moro lá desde antes de tudo se transformar em condomínio de gente rica... Gente essa que também deve adorar saber que empatou milhares de euros para ter uma vista de quadrados às corzinhas...

Pois bem.
Alcântara é bela.

Todos os dias se sente, ouve e vê o rio. E o Monsanto. E os bichos.
Todos os dias se vê e ouve a ponte.
Todas as noites se vê, ouve e sente a animação da vida nocturna.

Agora vai-se ver ainda mais uma extensão infindável de caixotes quadrados, uns vazios, outros cheios nunca se sabe bem de quê (ou de quem), outros a cair de podres implorando por abate.

E o que se esconde por trás deles para surpreender quem passa desprevenido em horas menos boas...

Não chegasse já o cheiro da ETAR, o cheiro do rio quando acorda mal disposto, a infindável epidemia de toxicodependentes, ladrões, traficantes e afins, tinham que aumentar a percentagem de paisagem que não se vê por causa dos contentores...

De notar que a freguesia de Alcântara já perdeu conta aos anos que espera por apoios financeiros para projectos sociais demasiado necessários (apoios que existem, mas não são libertados...).

Bom trabalho na Quinta do Cabrinha.
Bom trabalho na remoção da passagem pedonal.

E as piscinas olimpicas que se formam depois de um dia de chuva?

E as estradas que caem literalmente seja Inverno ou seja Verão?

E as crateras remendadas que fazem qualquer condutor residente visitar o mecânico todos os anos?

E o trânsito que é num bom dia péssimo (para não dizer das piores merdas que já vi)?

E o espaço ribeirinho que tem um potencial imenso?

E acho que já chega...

Me myself and spuf

Me myself and spuf