
Perturbador é um eufemismo.. Este documentário demonstra a pior situação que já me foi apresentada do ponto de vista da gestão de situações tensas, religião, sexualidade, juventude, crime, medo, serviço militar, cadeias de comando, tudo, certo e errado.. Jovens de 20 anos encarregues de gerir 1500 prisioneiros injustamente capturados enquanto são diariamente bombardeados é algo que não parece real, mas aconteceu.
Todos saimos com uma opinião depois disto, mas é impossível ela ser justa para todos os intervenientes e é impossível dizer "compreendo o que eles passaram" ou "compreendo a situação". É simplesmente incompreensível..
Mas vejam..
1 comentário:
Enquanto vemos este documentário não sabemos que partido tomar, nem que opinião ter, nem como defender apenas uma com argumentos válidos...
Depois de digerir no imediato todas aquelas barbaridades dotadas de uma boa dose de realidade (ou o inverso, nem sei), continuamos sem saber o que pensar ao certo e se havemos de culpar ou desculpar a cadeia de comandos, a ingenuidade de soldados adolescentes, a incapacidade de ripostar com moral e direitos humanos (já que ali também se vingava o desrespeito por eles), o problema de género na pressão sobre mulheres num mundo tradicionalmente de homens, a obrigatoriedade do silêncio e da frieza...
Enfim, mil e uma coisas que nos passam pela cabeça mas nunca poderemos julgar ou avaliar com o devido distanciamento e a necessária coerência, primeiro porque somos humanos, e segundo porque não estávamos lá.
Vale a pena ver.
Enviar um comentário