quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A Alemanha percebe da coisa..

Li no Público de terça passada que a Alemanha vai "obrigar" os imigrantes a assinar os chamados contratos de integração. Concordo com a medida por uma razão:
Os problemas da integração de imigrantes são imensos e os riscos da não integração acartam problemas sociais graves que não preciso de enumerar aqui. Ora a integração tem sido vista como um dever do país que recebe a imigração mas muito pouco como um dever de quem entra no dito país. Certo que muitas vezes o imigrante não sabe ao que vai e só quer é fugir. Concedido. Mas este contrato até vem ajudar o imigrante a saber o que esperar, pois para além de enumerar deveres enumera direitos. Algo que acaba por servir tambem de mais uma maneira de defender os imigrantes de problemas externos à sua pessoa.
E sinceramente não vejo nada de mal no "forçar" (ninguem é obrigado a assinar)as pessoas a um compromisso de se esforçar por ser uma pessoa activa na melhoria do programa nacional do país que a recebe. Até porque é perfeitamente óbvio que alguma imigração prefere abusar do sistema social dos países que o recebem que outra coisa..
Isto porque também sempre fui contra receber imigração quando o país têm já à partida problemas sociais internos graves. Ou seja, se não se pode receber, não se recebe.
Tenho dito.
Onde assino?

1 comentário:

Nokinhas disse...

Não sei onde assinas, mas acho que te quererão matar por causa dessa opinião. A mim quereriam de certeza... Mas vai daí eu sou especial de corrida!

Assino também, afinal se eu tenho deveres, os outros não são mais que eu...

Já agora agradecia uns quantos direitos que não me assistem... Preciso de assinar alguma coisa também, ou tenho que emigrar?

Me myself and spuf

Me myself and spuf